quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O Que é o Dízimo Pra Você?

O que é o dízimo pra você?

Pra mim, durante muito tempo, foi um meio de aliviar a culpa e poder dizer que eu contribuía.

Eu deixava lá, todos os meses, uma pequena quantia, a mesma quantia sempre. Quantia que não representava nem mesmo 1% do meu salário. Não sei como eu chamava de dízimo, porque não representava 10% de nada.

Acontece que, de algum tempo pra cá, venho sendo mais introduzido nas responsabilidades comunitárias, certamente porque Deus está fazendo mais uso de mim, de algum tempo pra cá.

Neste contexto, eu passei a entregar um valor maior, bem maior do que aquele que eu entregava antes, mas ainda muito aquém daquilo que representasse os 10% que são pedidos no Antigo Testamento.

Acontece que, fazendo esta experiência, eu pude notar que, ao aumentar o valor entregue, não me fez falta alguma e eu fiquei curioso sobre o assunto. E lembrei-me então, de uma palavra que ouvi, não me lembro onde, que dizia assim: “Não importa o valor entregue do dízimo, ele não lhe fará falta alguma!”

Como estava com as finanças controladas desde que comecei a me doar um pouco mais, eu resolvi, a partir de setembro/2014, fazer a experiência de entregar exatamente os 10% do meu salário. Afinal, muita gente que ganha até menos que eu o faz, por que não eu?

O que aconteceu é que nem percebi que entregava tanto dinheiro assim. Não consegui entender como poderia tal valor não fazer diferença, mas o que mais me deixou admirado, foi o que me aconteceu ontem, dia 13/01/2015:

Eu sempre fui muito prejudicado pelas pessoas que me passavam a perna. Ficavam devendo para mim e não pagavam e ainda viravam meus inimigos. Estou falando de dinheiro emprestado. Mas, além destes, tem os inquilinos que já tive em uma casinha que tenho pra aluguel. Muitos saíram me devendo e nunca mais ouvi falar de nenhum deles.

Isso até ontem, quando recebi uma ligação de uma pessoa que se identificou como uma das pessoas que havia morado nesta casinha, há mais de três anos atrás. Ela disse que havia saído me devendo na época e queria acertar as contas comigo.

Eu passei o meu endereço, mas pensando que fosse um trote e, na hora marcada, lá estava, a antiga inquilina, com o pagamento dos dividendos. Ela disse que tinha construído agora, a sua própria casinha e que estava colocando as dívidas em ordem.

Eu recebi o valor pago e sentei-me, depois que saiu, para refletir. Foi então que veio a idéia de somar, os valores entregues à Igreja em forma de dízimo, de setembro até então, e constatei que, entregando o dízimo deste mês, daria exatamente o valor que eu recebera.

Pode ser que seja apenas coincidência, pode ser que não. Eu não sei dizer o que aconteceu e nem porque veio a ideia de confrontar os valores, mas o que quero dizer é que, se havia alguma dúvida de que eu deva entregar os 10% do valor do meu salário em forma de dízimo, esta dúvida não existe mais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário